Formação

Oferta Formativa / Formação de Formadores
Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Programa de Formação

1. OBJETIVO GERAL

A formação pedagógica de formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  2. na gestão e coordenação de formação;
  3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

 

2. OBJETIVO ESPECÍFICO

O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

  1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

 

  1. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

 

  1. Refletir sobre os sistemas de formação:
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

 

O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.

 

3. METODOLOGIA

  • Activa
  • Centrada no participante
  • Utilizando diversas técnicas de ensino como: Exposição dialogada, Demonstração, Trabalho individual e de grupo, Estudo de casos

 

4. DESTINATÁRIOS

 A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competâncias Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.

 

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

MF1 – Formador: Sistema, Contextos e Perfil 

MF2 – Simulação Pedagógica Inicial

MF3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

MF4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas

MF5 – Operacionalização da Formação: Do plano à Acção

MF6 – Recursos Didáticos e Multimédia

MF7 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem

MF8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens

MF9 – Simulação Pedagógica Final

 

6. HORÁRIO

Pós -Laboral

 

7. DURAÇÃO

90h (Base)