Notícias

INTERNAS
Circular 01/2015

CIRCULAR 01/2015

      

 

Elvas, 06 de Julho de 2015

Circular n.º 01/2015

 

  1. USO EFICIENTE DA ÁGUA (medida 7.5 do PDR 2020)

     

    A Agricert está desde 26.05.2015 autenticada como entidade reconhecedora do regante

    No âmbito desta autenticação vamos atuar tanto no reconhecimento dos regantes como nas inspecções técnicas, através de parcerias com entidades/ técnicos credenciados.

    O reconhecimento será atribuído aos regantes que cumpram os requisitos, dos quais se destacam a existência de calendário de rega, de planos de rega e de fertilização, pluviómetro ou estação meteorológica e respetivos registos. Para os regantes da classe A, há que verificar se dispõem de equipamentos de medição de humidade no solo e respectivos registos, assim como de evidências da utilização desses dados para a determinação da oportunidade de rega.

    As inspeções técnicas são efetuadas aos sistemas de rega e bombeamento.

     

    A medida 7.5 está enquadrada na área relativa ao “Ambiente, eficiência no uso dos recursos e clima” na arquitetura do PDR 2020. Tem compromissos acrescidos e objectivos relacionados com a promoção de práticas benéficas do ambiente, a melhoria da gestão da água de rega, dos fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos e por fim a eficiência na utilização da água pelo sector agrícola. De acordo com a portaria que regula a medida (Portaria nº50/2015 de 25 de Fevereiro), estes objectivos são atingidos quando na área irrigada sob compromisso da medida, se atinja uma poupança mínima de 7,5% nos consumos anuais de rega face à situação de referência definida nas tabelas de dotação de rega.Existe assim uma contribuição para aumentar a eficiência de rega, permitindo a redução dos excedentes de água o que incrementa a proteção dos recursos hídricos naturais e a redução da fatura energética.

     

    Para celebrar contrato, entre em contacto connosco ou visite o nosso site www.agricert.pt , preencha o respetivo requerimento e envie, pf, para a Agricert.

     

  2. FORMAÇÃO PROFISSIONAL

    A agricert vai realizar ações de formação dirigidas a agricultores que se candidataram às medidas agro silvo ambientais, nomeadamente modo de conversão para modo de produção biológico e/ou integrado.

     

    Os agricultores terão que frequentar as referidas ações no prazo de um ano, após o inicio do compromisso (portaria nº 25/2015 de 09 de Fevereiro). Quem iniciou este ano os compromissos terá que frequentar a ação de formação até 31.12.2015, sob pena de serem penalizados em 50% do valor da ajuda.

     

    Para se inscrever entre em contacto connosco ou visite o nosso site www.agricert.pt , preencha o respetivo formulário e envie, pf, para a Agricert.